Pearl Jam

O Pearl Jam teve origem em uma outra banda de Seatle. A banda Mother Love Bone era formada por Andrew Wood (vocalista), Stone Gossard (guitarra) e Jeff Ament (baixo). Com a morte de Wood em consequência de uma overdose a banda virou Temple Of The Dog, completada por Chris Cornell (do Soundgarden), Mike McCready (guitarrista) e Dave Krusen (baerista). Para os vocais foi contratado Eddie Vedder. O nome da banda logo mudaria para Pearl Jam.

Ao contrário de outras bandas de Seattle que explodiram na mesma época o Pearl Jam seguia uma sonoridade mais elaborada. Embora seja associada ao movimento grunge de bandas como Nirvana, Soundgarden e Alice In Chains o rock do Pearl Jam é mais clássico, se aproximando mais ao rock inglês setentista que ao punk rock. As letras inspiradas de Eddie Veder por sua vez são bastante emocionais e poéticas ao contrário da temática rebelde grunge.

Desde o primeiro álbum, Ten, de 1992, a banda tem sido um grande sucesso comercial e de crítica. Dave Abbruzzese assumiu a bateria em 1993, quando a banda participou da trilha sonorda do filme Singles. Após uma longa turnê acompanhados por Neil Young (lendário guitarrista das bandas Bufallo Springfield e Crazy Horse) lançaram o álbum Vs. repetindo e até mesmo superando o sucesso do anterior (embora não mais ajudados pela explosão da cena grunge de Seatle). O terceiro álbum, Vitalogy, foi lançado em 1994.

Em 1995 gravaram em conjunto com Neil Young o disco Mirror Ball. Em virtude de problemas de contrato com a gravadora de Neil o disco não foi divulgado como sendo do Pearl Jam. Problemas com a Ticket Master, distribuidora oficial de ingressos para shows nos Estados Unidos, levaram a banda a ficar longe dos palcos por longo período de tempo, passando depois a se apresentar apenas para pequenas audiências.

Curiosidades

Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluia um alucinógeno indígena. Outras versões informam que Pearl Jam seria uma gíria de significado semelhante a "colar de porra".

O nome de batismo de Eddie Veder é Edward Louis Severson III. Após o divórcio de seus pais adotou o sobrenome de sua mãe, Veder.

Na música Once Eddie murmura: "You think I've got my eyes closed, but I'm looking at you the whole fucking time."

Logo no início da música Release, se você colocar o volume no máximo pode ouvir Eddie murmurar "Oh father".

No filme Singles o Pearl Jam é a banda de apoio de Matt Dillon. Aparecem Stone Gossard, Jeff Ament e Eddie Vedder (como baterista).

   Citações
 

"A única coisa que não gosto no Pearl Jam é a hipocrisia. Se Eddie Veder Não quer ser famoso ele não precisa ser."
(Jon Bon Jovi na revista Kerrang)

   Discografia
 

Ten (1991)
VS (1993)
Vitalogy (1994)
No Code (1996)
Yeld (1997)
On Two Legs (1998)